quinta-feira, 19 de maio de 2011

Drenagem Linfática

 
     A drenagem linfática é uma função fisiológica do organismo que tem o objetivo de eliminar dejetos e transportar elementos nutritivos, por intermédio de canalizações denominadas vasos linfáticos, que associados às veias regulam o conteúdo do espaço intersticial do corpo humano. A invalidação de uma dessas duas funções pode desencadear o surgimento de edema e o papel do terapeuta é estimular ou tentar controlar a sua falha.
   Essa técnica é um dos principais recursos de auxílio ao terapeuta, e o seu objetivo é captar o excesso de fluido acumulado nos espaços intersticiais, eliminação de toxinas, melhora na diurese, promover uma regulação e nutrição dos tecidos refazendo o equilíbrio hídrico do corpo, aumentando o metabolismo.
Assim o organismo tem uma melhora na regeneração e a defesa dos tecidos, melhora nas funções essenciais do sistema linfático, o líquido intersticial é renovado aumentando a capacidade de autodefesa do organismo.
      Os efeitos mais encontrados são a diminuição de edema, melhora do grau de lipodistrofia, melhora do funcionamento do intestino, diminuição da dor, diminuição do edema pós-operatório, equimoses e hematomas no pós-lipoaspiração.
     Como aumenta a capacidade de processamento da linfa no interior dos gânglios linfáticos, melhora as condições de absorção intestinal, aumenta a captação de oxigênio pelos tecidos, fornece a nutrição celular pelo maior aporte sangüíneo, favorece a eliminação dos produtos finais resultantes do metabolismo tecidual, aumenta a absorção dos nutrientes através do trato digestivo, aumenta a quantidade de líquidos a serem eliminados.
    Nos tratamentos pós-operatórios observa-se uma melhora pelo aumento do grau de hidratação e nutrição celular, aumento da velocidade de cicatrização pelo aumento da vascularização arterial e venosa, aumento da capacidade de absorção de hematomas e equimoses, melhora do retorno da sensibilidade em cirurgias plásticas, diminuição de retenção de líquido nos tecidos, melhora oxigenação, melhora a defesa e ação antiinflamatória.
Indicações:
- Linfedema, após autorização médica;
- Edema pós-traumático;
- Pré e pós-operatórios de cirurgias plásticas;
- Edemas pré-menstruais;
- Edemas gestacionais (com autorização médica);

- Lipodistrofia Ginóide(celulite);
- Combate ao estresse e ao cansaço em geral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário